terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Tem pedra seca banhada por rio Itapetininga

O rio que deu nome a cidade ou a cidade que deu nome ao rio? Seja como for, o rio e a cidade caminham juntos em Itapetininga, assim como em muitos outros municípios. Outro detalhe comum é a origem tupi guarani dos nomes das cidades. No caso de Itapetininga, há 3 versões, mas todas relacionadas a pedra seca.

Tropeiros, bandeirantes e imigrantes estão presentes na história de Itapetininga que de Arraial transformou-se em cidade e segue sua transformação ao longo dos tempos. Aliás, o tempo não para e é preciso evoluir e nada como crescer investindo em educação e valorização do patrimônio que pulsa na vida das cidades. Pesquisando sobre a cidade li uma notícia sobre um projeto que chamou minha atenção: "Projeto Identidade e Cidadania: Eu e meu Bairro".

É muito semelhante com uma atividade que desenvolvi em um projeto de educação ambiental aqui em Osasco e os resultados são muito favoráveis e criam um laço de conhecimento e valorização do lugar, além de render muitas e interessantes descobertas e propostas de melhoria para os bairros. Espero que o projeto de Itapetininga tenha continuidade como indica a matéria no site da Prefeitura.

E por falar em identidade, todo município tem seus símbolos. Geralmente a bandeira e o brasão são dois que figuram nessa simbologia, mas nem sempre são os mais conhecidos. O hino também é importante e penso que os munícipes deveriam conhecer melhor os símbolos de sua cidade. No caso de Itapetininga a bandeira tem 4 cores, o verde e branco representando a união e o branco e preto faz referência ao grandioso Estado de São Paulo. Tem também 6 estrelas indicando os 6 distritos e o brasão no canto em formato português e dividido em 4 campos, cada um com seu significado.

E na cidade tem pólo moveleiro e tem também outras indústrias atraídas pelos incentivos fiscais. Tem também Expo-Agro, Festa da Cerejeira e outros eventos que movimentam o calendário de Itapetininga.
Crédito imagem: Site oficial Prefeitura Itapetininga. Acesse também o Portal Itapê e conheça mais sobre a cidade

sábado, 12 de dezembro de 2009

Tem Saci e belezas na princesa cuesta Botucatu

A cidade faz parte do pólo chamado cuesta que reúne 10 municípios paulistas. Cuesta? Fiquei curiosa para descobrir o significado. De acordo com a Wikipédia, cuesta é uma forma de relevo assimétrico. As imagens da região revelam essa característica que forma uma paisagem diferenciada. Em Botucatu há muitos cenários para visitar e dizem que o Saci é morador de lá.

Tem mirantes, trilhas, parques, cachoeiras, rios, complexo turístico Véu de Noiva, frutas, produtos orgânicos, sítios e atividades pela cidade. Tem um Morro do Perú e imagino que esse nome tem a ver com a ligação até a Terra dos Incas que dizem tem passagem por lá. Vou pesquisar mais sobre o "caminho do Peabiru". Realmente há muitas histórias registradas nas estradas paulistas.

A "princesa da serra" já recebeu tropeiros, jesuítas, condes e assim foi seguindo seus passos como Freguesia, Vila e depois Município. Seu nome de origem tupi mostra que os índios também são personagens dessas terras. Botucatu vem de Ybytu katu que quer dizer "bons ares". E o ar de lá conta com muito verde e água. Um encanto para quem passa deixando sempre vontade de retornar.

Quem tiver oportunidade de ir nesse período natalino poderá conferir do Festival Reluz que irá iluminar e movimentar a vida da cidade. É uma boa pedida fugir do agito das compras para visitar as riquezas do interior paulista realçadas pelas luzes do Natal.

Um diferencial de Botucatu é o investimento em produtos orgânicos. Tem até Escola de Meio Ambiente na cidade e certamente os frutos deste trabalho serão produtivos e sustentáveis. Todo sábado tem feira dos orgânicos no Espaço Cultural e outra opção para quem tem interesse em conhecer atividades saudáveis é o Passeio Biodinâmico na Chácara Somé.

Como se vê, Botucatu tem mesmo motivo para o esperto Saci ficar por lá brincando nas suas terras e deixando suas pegadas na lenda e história da cidade.Crédito imagem: Galeria de imagens do Portal Pólo Cuesta

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Próximas cidades


Tem uma lista extensa de cidades para pesquisar, ver dicas e escrever sobre os atrativos turbinados desses lugares. Reunirei nessa sequência o nome de seis cidades do interior paulista. E como é turbinado esse movimento capital-interior e interior-capital no estado de São Paulo. O turismo de compras é um dos exemplos desse ciclo crescente, além de outras atividades que interligam os municípios.

Os próximos post serão sobre Botucatu. Recebi aqui um cliente da cidade que me disse que lá é a Terra do Saci. Isso me fez pensar nas muitas lendas existentes pelas regiões brasileiras. Em Itapetininga tem festa da cerejeira. Rio Claro é destaque da região Noroeste paulista. E completam a lista 3 Ps: Tem o rio e Arrancada em Piracibaba, tranqüilidade em Palmital e artesanato em Pedreira. E claro, tem muito mais.